Quinta, 27 de Janeiro de 2022 14:54
31 2511-3350
Cidades Festividades

Hoje é feriado em Pedro Leopoldo! Dia de Nossa Senhora da Conceição

Carreata e missas marcam o dia em homenagens à padroeira da cidade

08/12/2021 00h43 Atualizada há 2 meses
778
Por: Dione Alves
Altar no interior da Igreja. Crédito: Arquidiocese de BH
Altar no interior da Igreja. Crédito: Arquidiocese de BH

Centenas de devotos são esperados ao longo de todo o dia de hoje na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Pedro Leopoldo, para rezar e agradecer pelas graças alcançadas. O dia 8 de dezembro é considerado pela Igreja Católica a data para celebrar o reconhecimento oficial do dogma da Imaculada Conceição de Maria, que significa que a mãe de Jesus ficou grávida com a graça do Espírito Santo. 

De acordo com Padre Antonio Luzia, pároco da paróquia, o dia 8 de dezembro possui um significado muito especial. "É um costume bem de Minas Gerais celebrar o feriado da padroeira na mesma data de fundação da cidade, mas aqui celebramos a Nossa Senhora da Conceição por conta de que a história dessa igreja vem da época da Vila D´Água, bem antes da existência de Pedro Leopoldo. Já o dia 8 é na verdade um dia de celebrar a solenidade, pois Maria é preparada para acolher o Salvador. O feriado não é porque ela é virgem, e sim porque ela não tem mácula. Ela é concebida sem mancha para acolher o que é todo puro. O berço puro para acolher o corpo em si", explica o sacerdote. 

Para a professora Maria Gorete, o gesto é de reverência e de carinho a quem retribui graças alcançadas. É uma devoção, que segundo ela, começou desde de muito cedo. "Eu era muito curiosa de ver sempre a minha avó contando aquelas bolinhas azuis, e eu perguntei a ela o que ela estava contando naquelas bolinhas, foi quando ela me disse que era o caminho para o céu. E com o tempo elas foram me mostrando e me explicando que o terço é uma forma de agradecer, pois no céu temos uma mãe, a Virgem Santíssima. Apartir de então tomei ela como a minha mãe e sempre peço a benção todos os dias", conta.

Respeito e admiração também vem de Terezinha Carvalho, com quem esteve bem próxima da morte, pela interção de Nossa Senhora da Conceição viu a vida renascer. "Eu passei por um grande acidente. Em 2007 eu fui ataca do marginais em Betim. Fui internada e o médico deu a notícia que eu teria até horas de vida. No mesmo dia da notícia, a minha filha rezou às 18h da tarde para Nossa Senhora dizendo que eu estava com as horas contadas, e no dia seguinte eu fui liberada e aqui estou graças a ela", conta emocionada. 

Porque Nossa Senhora da Conceição é a padroeira da cidade?

"Pedro Leopoldo recebeu o título de padroeira Nossa Senhora da Conceição por conta de sua primeira capela, depois paróquia, pois aqui foi o marco zero do município, muito antes de aqui ter uma linha férrea. Depois acontece toda a evolução da cidade em volta da igreja", acrescenta o Padre Antonio Luzia. 

Programação será intensa na igreja

A paróquia prepara várias missas para receber os fiéis. Serão três horários de celebrações, sendo elas às 7h, 15h e 19h. Às 18h é prevista uma carreata com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. A procissão de veículos sairá da Praça da Matriz e percorrerá várias ruas da cidade. Ao lado de fora da igreja, os fiéis também podem conferir as delícias vendidas nas barraquinhas da igreja, que foram preparadas por pessoas da própria comunidade. Já para participar das celebrações, os devotos precisam agendar a presença na secretária paroquial. Diferente das demais paróquia, a igreja segue com limitação de até 30% da capacidade de acentos no templo. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Pedro Leopoldo - MG
Atualizado às 14h45 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 33°

29° Sensação
9 km/h Vento
45% Umidade do ar
67% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias